EDITAL DE CHAMAMENTO PARA O PROJETO
APOIO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA JOVEM
EDITAL DE CHAMAMENTO PARA O PROJETO
APOIO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA JOVEM
SEÇÃO I
A Cooperativa Paulista de Teatro de São Paulo – CPT-SP, representada neste edital pelo Coletivo Livre de Teatro, comunica a abertura do processo de seleção pública para o Projeto APOIO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA JOVEM para a vigência de 01 de maio de 2024 a 01 junho de 2025.
O Projeto APOIO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA JOVEM é um programa de iniciação à produção artística e teórica no campo da aprendizagem das Artes Cênicas do curso de formação ofertado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, concedendo ao longo de onze (11) meses a distribuição de recursos para a manutenção dos estudos e permanência do estudante em formação pela Escola Livre de Teatro de Santo André.
SEÇÃO II
DO OBJETO
Serão administrados 30 recursos no valor de R$575,00 ao longo de onze (11) meses para os estudantes selecionados no programa.
SEÇÃO III
DO RECURSO FINANCEIRO
Os recursos deste edital são provenientes da celebração de termo de fomento no 943410/2023, aprovado pela Fundação Nacional das Artes, assinado em 26 de dezembro de 2023 e publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 2023.
A mensalidade atual de cada parcela é de R$ 575,00 (quinhentos e setenta e cinco reais), em valor aproximado à Tabela de Valores de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todas as despesas das contratações dos selecionados correm por responsabilidade do termo de fomento mencionado. O pagamento mensal será realizado diretamente em conta jurídica MEI aberta e administrada pelo estudante sob orientação da coordenação artística do projeto, e suporte dos demais professores da instituição, conforme se fizer necessário. Não serão aceitas contas pessoa física, poupança, de terceiros, ou contas conjuntas. A Cooperativa Paulista de Teatro não realizará pagamento retroativo de mensalidade, exceto quando for identificado algum problema de sua responsabilidade.
SEÇÃO V
DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E EXECUÇÃO DO RECURSO
Poderão concorrer à integração no Projeto APOIO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA JOVEM, os estudantes do Núcleo de Formação da Escola Livre de Teatro de Santo André, regularmente matriculados e com frequência no curso.
SEÇÃO VI
REQUISITOS E COMPROMISSOS DO RECURSO
Estar regularmente matriculado no curso de formação da Escola Livre de Teatro de Santo André, que ocorre de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 22h, conforme previsto em contrato com a Secretaria de Cultura de Santo André.
SEÇÃO VII
DAS CONDIÇÕES DE ORIENTAÇÃO PARA ADMINISTRAÇÃO DO RECURSO
A administração dos recursos se dará mediante orientação da equipe responsável pelo programa, em acompanhamentos mensais e relatoria.
Os estudantes selecionados se comprometem a participar de reuniões mensais de orientação junto à coordenação artística do projeto bem como de oficinas que serão realizadas durante a vigência do mesmo.
SEÇÃO VIII
DO PRAZO E CONSIDERAÇÕES PARA INSCRIÇÃO
O pagamento de parcelas do PROJETO terá duração de até onze (11) meses com início a partir de maio de 2024 e término até junho de 2025. Para a segunda chamada, as inscrições foram prorrogadas até dia 13/05/2024 e os candidatos poderão manifestar interesse por meio de formulário disponibilizado no site www.portallivredeteatro.com.br
Em caso de desistência de vaga no projeto, poderá ser realizada convocação de lista de espera até o final da vigência do edital.
SEÇÃO IX
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO E SELEÇÃO
A comissão institucional do PROJETO, com base nas diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e nos fundamentos de ações afirmativas para promover processos de equidade no acesso de estudantes de baixa renda, a partir dos marcadores de gênero, de raça, de territorialidade e de pessoas com deficiência, previstos na legislação brasileira, estabelece os seguintes critérios de seleção quanto a:
I.I Critérios de autodeclaração;
A autodeclaração consiste em um documento assinado pela pessoa, em que afirma sua identidade étnico-racial, identidade de gênero, de pessoa com deficiência, entre outros. É uma forma de reflexão e afirmação da própria identidade ou pertencimento a um grupo social, muitas vezes é usada para promover políticas de ação afirmativa, políticas públicas, pesquisas demográficas, entre outros.
I.II Sobre pontuação RACIAIS
I.III Sobre pontuação de gênero
I.IV Sobre pontuação para pessoas com deficiência
I.V Sobre pontuação de residência em localidades periféricas
I.VI Sobre pontuação a partir de declaração de renda
Documentação Necessária:
Processo de Seleção:
Da comissão
A comissão de seleção será composta pelo corpo docente da Escola Livre de Teatro que integra o Conselho Político da Escola Livre.
Do resultado
O resultado da seleção será publicado no site www.portallivredeteatro.com em 17/05/2024.
SEÇÃO IX
DISPOSIÇÕES FINAIS:
Este edital é regido pelo Plano de Trabalho do Termo de Fomento no 943410/2023, aprovado pela Fundação Nacional das Artes, assinado em 26 de dezembro de 2023 e publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro de 2023.
O Projeto reserva-se o direito de realizar eventuais ajustes ou alterações neste edital, conforme necessário.
CONTATO
Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato através do e-mail [email protected].
Santo André, 24 de abril de 2024.
Coletivo Livre de Teatro
Cooperativa Paulista de Teatro