Sonoridades

Sonoridades

Orientadora: Lucia Gayotto

O Núcleo de Sonoridades da Escola Livre de Teatro tem como objetivo principal investigar linguagens sonoras na atuação e na encenação, em diálogo direto com a música, as paisagens sonoras, o corpo vocal, a partitura da ação e a escuta. O núcleo tem como um dos pilares o treinamento e a investigação de recursos vocais (volume, articulação, ressonância, entonação etc.), tecituras sonoras, matéria sonora e suas dinâmicas. Dentre seus métodos, destacam-se: rodas de improvisação, trabalho de texto, escuta e composição musical, jogos corais e investigação de espaços acústicos (dentro e fora da escola). O núcleo foi fundado em 2011, ano em que recebeu a atriz Maria Alice Vergueiro para trocas artísticas. Em 2015, o material poético foi a obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade – ano em que o núcleo conviveu e criou junto com ator Pascoal da Conceição. Em 2018 e 2019, o núcleo se debruçou sobre materiais de escritas femininas, de mulheres transvistigêneres, mulheres pretas, dramaturgas e poetas. A experiência remota do Núcleo de Sonoridades por conta da pandemia nos anos de 2020 e 2021 ofertou possibilidades de produções sonoras diferenciadas, como a feitura de um site para ser navegado livremente e a confecção de um podcast.

Histórico de atividades

O Núcleo de Sonoridades da Escola Livre de Teatro de Santo André tem como objetivo principal investigar linguagens sonoras na atuação e na encenação, em diálogo direto com: 1- a música (apreciação, composição, inspiração); 2- paisagens sonoras (sonoridades cênicas que criamos e geramos, assim como as sonoridades urbanas e do entorno do espaço ocupado para as aulas e para as mostras); 3- corpo vocal (consciência, vivências, anatomia e fisiologia); 4- partitura da ação (modos de fazer a voz e a fala agirem e comunicarem de forma encarnada e presente); 5- escuta (desenvolver a ambivalência entre o emitir e o escutar, fenômenos que se manifestam conjuntamente e que necessitam de investigação, estímulo e recursos para que se experimente som, escuta e silêncio). O núcleo tem como um dos pilares o treinamento e a investigação dos recursos vocais (volume, articulação, ressonância, entonação etc), de tecituras sonoras, da matéria sonora e suas dinâmicas; e como alguns pilares metodológicos: rodas de improvisação, trabalho de texto, escuta e composição musical, jogos corais e investigação de espaços acústicos (dentro e fora da escola).

O núcleo foi fundado em 2011, ano em que tivemos o privilégio de receber a atriz Maria Alice Vergueiro, para uma tarde de trocas artísticas. Em 2015, nosso material poético foi a obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Neste ano, foi a vez de convivermos e criarmos junto ao ator, pesquisador de Mário de Andrade, Pascoal da Conceição. Como desdobra desta parceria, o grupo do Núcleo foi até a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) e nos apresentamos juntamente com Pascoal. Em 2018 e 2019, o Núcleo se debruçou sobre materiais de escritas femininas, de mulheres transvistigêneres, mulheres pretas, dramaturgas e poetas. A experiência remota do Núcleo de Sonoridades tem nos ofertado possibilidades de produções sonoras diferenciadas, como a feitura de um site para ser navegado livremente, e a confecção de um podcast, ainda em processo.

ELT 30 anos de experiência em teatro e formações.

Horário de atendimento

14h00 — 22h30

Contato

[email protected]
11 4979 4370

Siga nossas redes sociais