Corpo Docente

Confira aqui todo mundo que trabalha ou ja trabalhou na Escola Livre de Teatro.

Coordenação Pedagógica, Coordenação de Produção e Professores

Alexandre Tenório

Orientador no Terreiro “Levantes na História do Teatro e Literatura Dramática"

Alexandre Tenório, graduado em Direção Teatral pela UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro, vem atuando como diretor e tradutor teatral, se dedicando especialmente à pesquisa e realização de projetos ligados à dramaturgia contemporânea ocidental. Entre os autores que traduziu ou montou estão, Harold Pinter, Alan Ayckbourn, Claudia Barral e Jon Fosse. É mestre de interpretação e teoria teatral na Escola Livre de Teatro de Santo André.

Dione Carlos

Orientadora do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Dione Carlos é dramaturga, roteirista e atriz. Possui vinte peças encenadas no Brasil e em países como México, Portugal, Bélgica e Colômbia. Tem seis livros publicados, além de textos e artigos de sua autoria em revistas e sites especializados em teatro e poesia. Em 2019 representou o Brasil no Dia Internacional da Língua Portuguesa, na Grécia, tendo palestrado no Museu da Acrópole. Como roteirista assina documentários e séries : para o SESC TV e canais como GNT, Disney Plus e Rede Globo.

Cuca Bolaffi

Orientadora do Núcleo de Máscara: Seres Inadaptados, suas Histórias e Potências e do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Artista do teatro e da dança, formada pela École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq e por Ivaldo Bertazzo. Diretora, preparadora corporal, de atuação e pedagoga formada pelo Instituto Singularidades. Coordenadora da Escola Livre de Teatro de Santo André, onde foi docente desde 2002. Desenvolve pesquisa em teatro físico, máscaras, palhaçaria na criação artística, e na formação de atores/atrizes. Participou dos Doutores Alegria e dos programas Vocacional e Ademar Guerra. Investiga a educação infantil e artes integradas para crianças de 04 a 10 anos no Grão do Centro da Terra.

Jean Pierre Kaletrianos

Orientador do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Ator, violinista, músico e cantor, indicado em 2011 ao Prêmio Shell de Teatro pela preparação vocal do espetáculo “Prometheus, a tragédia do fogo”. Formado pelo Conservatório Helênico de Atenas e em Musicologia na Universidade de Sorbonne, Paris, onde integrou a orquestra e o coral. Estudou violino no Conservatoire de Chatou com Roger André. Estudou canto e voz com Caio Ferraz e Theophil Meier assim como aulas de análise, composição, estética e atualização pedagógica com Hans-Joachim Koellreutter. Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal, SP. Formado em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Macunaíma, desenvolveu pesquisa teatral no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas, LUME - UNICAMP. Integrou a Cia Coral do Estado de São Paulo. Participou de worksession com Jerzy Grotowski na Irvine University, Califórnia e com Eugenio Barba no "Istituto Italiano", Rio de Janeiro. De 1995 a 2018 foi professor de teatro e música no Liceu Pasteur. Foi ator e preparador vocal da Cia de Teatro Balagan desde setembro de 2007, tendo participado como ator no espetáculo "Prometheus, a tragédia do fogo", assim como ator e músico na Cia da Memória em 2014, tendo participado como ator e violinista na trilogia "Karamázov". Em 2013 e 2014 lecionou na S.P. Escola de Teatro e desde 2015 leciona na Escola Livre de Teatro de Santo André.

Lígia Helena

Orientadora do Núcleo de Iniciação Teatral Exclusivo para Estudantes de Ensino Médio e Coordenadora de Produção Pedagógica

Atriz formada pela Escola Livre de Teatro, é atriz, produtora, diretora e dramaturga desde 2005 da Cia. Estrela D´Alva de Teatro, pela qual idealizou o projeto “Escola Itinerante de Teatro. Arte-educadora em Programas como Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Territórios de Cultura, de Santo André, Cultuar, de Mauá e Culturarte de Diadema. Integra a Comissão Organizadora do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil. Como escritora, lançou em 2021 a obra “Pupa - contos fantásticos e outras narrativas sobre adolescências", em parceria com Drica Sousa, Denise Guilherme e Michele Navarro.

Patrícia Gifford

Orientadora do Núcleo Teatro e Rua e do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Co-fundadora da Cia São Jorge de Variedades/SP, que existe desde 1998. Responsável, junto ao núcleo artístico, pela idealização e realização dos projetos de pesquisa e espetáculos da companhia, compartilhando estudos acerca do modo de produção coletivo do grupo nas áreas de dramaturgia, direção e atuação. Realiza diversas parcerias artísticas com outras companhias, sempre interessada em fomentar a pesquisa continuada de grupos de teatro independentes. É professora da ELT desde 2015. Assumiu a coordenação pedagógica da escola de 2018 a 2021. Participou de importantes programas de formação em teatro no Estado de São Paulo, no Brasil, na Venezuela (Fórum Social Mundial) e Portugal (FITEI) - em sua maioria programas públicos. Entre os principais trabalhos em programas e escolas públicas de formação estão: Programa de Qualificação em Artes do Governo do Estado de São Paulo, SP Escola de Teatro, Programa Vocacional de Teatro e Escola Viva de Teatro Guarulhos.

Valquiria Rosa

Formada em Comunicação das Artes do Corpo com habilitação em performance pela PUC / SP. Atua no cenário artístico em São Paulo desde 1982, como percussionista, cantora, compositora, arte-educadora, atriz e performer estudou percussão africana com o professor Daniel Slon, percussão erudita na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Escola Municipal de Música e Conservatório de Tatuí, Musicoterapia na Faculdade Marcelo Tupinambá, violão popular no Conservatório Bela Bártok. participou de diversos grupos com foco na pesquisa da cultura afrobrasileira. Acompanhou como percussionista cantoras e cantores da MPB, grupos de canto coral, grupos de teatro e grupos de dança. Realiza orientação, preparação e direção musical em grupos e cias de teatro. É fundadora da Cia. Nêga Luzia e sócia fundadora da Associação Baobá de Canto Coral. Participa do Grupo Xingó, da ColetivA Sacode, do coletivo Tempestade em Processo e compõe o corpo de mestres da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Girlei Miranda

Orientadora do Núcleo de Musicalização: Tambores como Forma de Expressão

Girlei Miranda, orientadora do Núcleo de Musicalização: Tambores como Forma de Expressão

Com mais de trinta anos de carreira dedicada a pesquisa rítmica dos tambores é Percussionista, Compositora e Cantora popular, os tambores também lhe proporcionaram entrar no universo teatral e circense. Reside na Zona Norte, filha da Dona Neide e Gilberto Bonga (in memoriam) bacharel no samba em São Paulo e Rio de Janeiro e cofundador das escolas “Rosas de Ouro” e “Unidos do Peruche'' de São Paulo. Diretora musical premiada com APCA e Coca-Cola Femsa em sua trajetória no grupo As meninas do Conto. Com a Grande Cia de Mysterios e Novidades (RJ) representou o Brasil em Festivais Internacionais de Teatro de Rua. É uma das cofundadoras do Bloco Afro Ilú Obá de Min (SP) e atualmente integra a Cia Trupe Liuds (SP) onde estuda e desenvolve a comicidade negra.

Solange Dias

Orientadora do Núcleo de Dramaturgia

Mestre em Artes pela UNICAMP-SP. Integrante do Teatro da Conspiração de Santo André. Como dramaturga, destacamos seu trabalho na adaptação de “A Princesa e a Costureira” de Janaína Leslão, Indicação de Melhor Texto Adaptado FEMSA 2016 e Prêmio APCA 2016 para Melhor Espetáculo de Diversidade de Gênero para crianças; e “Os Livros de Jonas”, Indicação de Melhor Espetáculo de texto inédito juvenil. Foi Coordenadora Pedagógica da ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) entre 2016 e 2017, e Orientadora do Núcleo de Dramaturgia de 2013 a 2017. Foi co-curadora do Evento “Dramaturgias” do SESC Ipiranga (2018). É educadora teatral de direção do Projeto Espetáculo Fábricas de Cultura.

Denise Guilherme

Orientadora do Núcleo de Iniciação ao Teatro e suas indumentárias

Denise Guilherme é preta, filha de Dona Joana, Mãe de Antonio e Mariah. Atriz formada pela ELT formação 3, estudou Pedagogia. É palhaça e figurinista.
Por 8 anos estudou a linguagem das Máscaras no Clã Estúdio das Artes Cômicas com Cida Almeida. E a dez anos é educadora de figurinos e adereços no Fábrica de Cultura de Vila Curuçá. É integrante da Coletiva Teia e participou da escrita do Livro “PUPA - Contos Fantásticos e outras Narrativas sobre adolescência.

Felipe de Menezes

Orientador no Terreiro “Levantes na História do Teatro e Literatura Dramática"

Diretor, iluminador e professor de teatro. É autor de livros sobre a memória e a história do teatro no interior paulista. Cursou Letras (Unimep), Linguística (UFSCar) e História (USP). Atualmente é professor de teoria e história do teatro no Teatro Escola Macunaíma (desde 2009) e na Escola Livre de Teatro (desde 2018). Fundador e atual diretor artístico do Forfé Teatro (desde 1999) por onde dirigiu mais de vinte espetáculos teatrais e coordenou diversos projetos artísticos. Foi artista-orientador do Projeto Ademar Guerra. Trabalhou como arte-educador em projetos na periferia da cidade de Piracicaba e também foi professor de teatro na Fundação Casa, em Araraquara e na extinta Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda”, em São Carlos. Foi membro titular do Conselho Municipal de Cultura do Município de Piracicaba e presidente da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro) e um dos fundadores do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba).

Gisele Calazans

Orientadora do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Gisele Calazans é brasiliense radicada em São Paulo há 21 anos. Artista da dança, mãe, praticante e professora de contato-improvisação e investigadora do corpo em diferentes linguagens. Em Brasilia, trabalhou em diversas companhias e ingressou na Faculdade de Artes Cênicas da UNB. Em São Paulo, formou-se em Dança e Movimento pela Universidade Anhembi Morumbi e fez uma diversificada formação livre no Estúdio Nova Dança, onde foi também professora e integrante do Conselho Administrativo. Há 20 anos, é interprete-criadora da premiada Cia Nova Dança 4, dirigida por Cristiane Paoli Quito ( Prêmio Governador do Estado 2010; prêmio APCA/2007 Melhor Espetáculo de Dança e APCA/2002 Concepção em Dança). Tem experiência como diretora, coreógrafa e iluminadora de espetáculos profissionais. Ao longo de sua trajetória tem estabelecido parcerias artísticas com diferentes profissionais da dança, do teatro e da música entre elas/es Marat Descartes, IsabelTica Lemos, Natália Mallo, Ana Noronha, Marc Brew (AUS), Lu Favoreto, Mariá Portugal, Ramiro Murillo, Zélia Monteiro, Renata Carvalho e Cibele Forjaz . Atualmente faz formação em Diálogos Formativos. Desde de 2015 compõe o corpo docente da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Luciano Mendes de Jesus

Orientador do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Pesquisa, cria e leciona na interface entre teatro e música. É bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP), técnico em Percussão Popular (EMESP), mestre em Música e doutorando em Artes Cênicas (ambos pela USP). Atuou no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) de 2013 a 2015. Coordena desde 2016 a ação artística Ponte Elemento Per, desenvolvendo a Plataforma Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante. Leciona na Escola Livre de Teatro de Santo André desde 2019.

Fernando Gimenes

Fernando Gimenes, 37 anos, é mediador, gestor e produtor cultural.
Pós-Graduado em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Itaú Cultural e Instituto Singularidades. Cursou Especialização em Gestão e Produção Cultural pelo Instituto de Artes da Unicamp (2017/18). Formado em Artes Cênicas pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André (2010) e em Comunicação Social pela Universidade de Franca (2005). Integrou por 06 anos o Conselho de Coordenação da ELT, sendo responsável pela Coordenação de Produção da instituição. Criador do Projeto Museu Orgânico Dona Bete, na cidade de Santo André (2019). Atua em diversas companhias teatrais e de dança da cidade de São Paulo, sendo responsável pela direção de produção e produção financeira de projetos culturais.

Rafael Silas

Supervisor de produção

Pernambucano, natural de Recife, no caminho de chegada e moradia na cidade de São Paulo transitou entre os setores culturais, administrativos e financeiros de algumas instituições e hoje faz parte da equipe da ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André , exercendo a função de produtor executivo.
Graduado em administração de empresas pela UNINASSAU, MBA em finanças corporativas pela FMU. Cursou fotografia no SENAC/PE. Nas áreas administrativa, financeira e de relacionamento com o cliente integrou por alguns anos o quadro de funcionários do Sebrae/PE e Senac/PE e hoje faz parte da equipe do Instituto Climate Ventures que tem o propósito a aceleração de uma economia regenerativa e de baixo carbono.
Na área de projetos culturais atuou no Teatro de Santa Isabel, Itaú Cultural, Cia. Le Plat Du Jour , Monstra Produções Artísticas com o espetáculo “ Que Monstro te Mordeu?” e Marlene Salgado Produções com a Cia. Nau de Ícaros com o espetáculo “A Verdadeira História do Barão". Já na área de fotografia atuou em uma oficina de figurino e maquiagem aprovado pelo Funcultura sendo ministrada por Agrinez Melo e Vinicius Vieira.

Cris Rocha

Orientadora do Terreiro de Experimentação Teatral

Formada pela Escola de Arte Dramática (EAD-ECA-USP) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista.
É professora de atuação na Escola Livre de Teatro desde 2013.
Foi coordenadora artístico-pedagógica no Projeto Teatro Vocacional e no Projeto Ademar Guerra.
Com vasta experiência como atriz e teatro de grupo, possui pesquisa na linguagem do Circo-Teatro, View Points, Commedia Dell’Arte e Composição Cênica em relação ao espaço urbano.
Em 2006, foi indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz pela atuação no espetáculo Ferro em Brasa.
Codirigiu o espetáculo Epidemia Prata da cia. Mungunzá; na ELT dirigiu Impasse ou Isso não é uma peça, é um golpe e Esqualidez ou … da resiliência em tempos mortos.
Participou de residência artística com Yoshi Oida (O trabalho do ator); Eve Doe Bruce (Improvisação); Andryl Zoldak (O teatro do risco); Donnie Matter (View Points) e Susanne Kennedy (Escrita não-criativa)

Judson Cabral

Coordenador pedagógico

Nasceu em Ipanguaçu no Rio Grande do Norte. Reside em São Paulo desde 2000. Filho de mecânico e merendeira. Leio seu primeiro livro com mais de 20 anos. Formou-se como Ator pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Tem bacharelado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo(FESP-SP). Tem Mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Escola Livre de Santo André. Professor da Escola de Arte Cênica Wilson Geraldo de Santos. Professor convidado da Pós-Graduação de Estudos Brasileiros da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professor convidado da Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Pesquisador. Áreas de pesquisa: sociologia da cultura e da arte, arte e política, política cultural e história do teatro.

Thaís Póvoa

Orientadora do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

É atriz, diretora, dramaturga e produtora cultural. Possui mestrado em Artes Cênicas pela USP e especialização em Gestão e Políticas Culturais pelo Instituto Itaú Cultural e Universidade de Girona – Espanha. É, também, atriz formada pela Escola de Arte Dramática – EAD e atualmente exerce o cargo de docente temporária no curso de graduação em Artes Cênicas no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Desde 2015 presta serviços como parecerista para projetos inscritos em leis federais de incentivo à cultura e foi docente do curso de Produção Cultural no Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo – CLAC. É uma das organizadoras do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, projeto que integra uma rede de festivais de teatro jovem latino-americano e uma das idealizadoras do curso de Produção e Mediação Cultural para Jovens do VQV Brasil, em parceria com o SESC.

Dinho Hortêncio

Orientador do Núcleo de Circo e do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Ator, arte educador, graduado em Educação Física e Pós-graduado em Arte e Educação. Pesquisador das áreas de artes cênicas com foco em corpo e expressão e seus processos criativos e pedagógicos. Coordena processos de estudo que exploram as fronteiras do teatro com outras linguagens - principalmente o circo. Membro fundador do Trópico Novo, coletivo de artes do corpo. É professor nos cursos de Teatro, Dança, Cinema e Rádio, TV e internet na Universidade Anhembi Morumbi e também na Escola Livre de Teatro de Santo André como orientador do núcleo de circo e teatro-físico.

Fernanda Azevedo

Orientadora do Núcleo Mulheres em Movimento e do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Formada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Artes pela UniRio (RJ) e FPA (SP), com passagem pela Faculdade Paris X – Nanterre (França) e mestre em teatro pelo Instituto de Artes da Unesp (SP).
É integrante da Kiwi Companhia de Teatro/Coletivo Comum desde 2006. Nesta Companhia participou como atriz em diversos espetáculos; recebeu o Prêmio Shell 2013 de melhor atriz; faz parte da equipe editorial do caderno de estudos Contrapelo; ministrou oficinas; representou o Brasil em encontros e mesas de debates nacionais e internacionais;.
Na área de mídia-educação trabalhou como apresentadora nos programas educativos da TV MultiRio e atuou no programa Globo Ciência (TV Futura).
Exerceu a função de Artista-orientadora no Projeto Vocacional (2010 e 2018). Atualmente é professora na Escola Livre de Teatro de Santo André-SP, onde coordena o Núcleo Mulheres em movimento - Teatro e sociedade, desde 2019.

Heraldo Firmino

Orientador do Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

Heraldo Firmino Ator, palhaço, compositor, diretor, curador, dramaturgo, professor em artes, fez 6 longas no cinema, 4 series de tv, envolvido em mais de 45 espetáculos teatrais, desenvolve uma pesquisa com a cultura popular e o cômico brasileiro, trabalha em suas criações um olhar decolonial , ativista do movimento negro, artista formador há 28 anos , foi integrante da ong Doutores da Alegria por 25 anos, como palhaço, coordenador artístico e formador. Atualmente é mestre da escola livre de teatro (ELT) e diretor artístico da Cia Baitaclã de teatro.

Laura Brauer

Laura Brauer é uma atriz, diretora e professora de interpretação argentina. Especializou-se em Teatro Político. Estudou “Teatro do Oprimido” com Augusto Boal (Brasil) e Jana Sanskriti (Índia) e estudou Metodologia do trabalho do ator e do encenador brechtiano em estadias em Berlim entre 2006 e 2018.
Em Berlim participou de cursos de atuação e de direção da Escola de Teatro “Ernst Busch” e realizou experiências de teatro documentário no Berliner Festspiele. Foi bolsista da Secretaria de Cultura de la Nación Argentina, da Academia de Arte de Berlim, do Goethe Institut e do ITI (International Theater Institut) para seus estudos e práticas de Brecht e Boal na Alemanha. Respeito de trabalhos de Teatro do Oprimido trabalhou em prisões, escolas, centros culturais e de bairros ao longo de oito anos em Portugal, Inglaterra, Brasil e Argentina.
A respeito de trabalhos sobre B.Brecht participou da montagem de “Baal”,“Terror e Miséria do Terceiro Reich”; ”A exceção e a regra”; “Lux in Tenebris” e “Quanto custa o ferro?”. Atuou em “Santa Juana de los Mataderos”, adaptou e dirigiu “A compra do latão”, e adaptou e coordenou o projeto cênico da peça “A boa alma de Sezuan“. Organizou junto a seu grupo o I e II Encontro Internacional sobre “A possível atualidade de Brecht”, em 2012 e 2014 em Buenos Aires e foi co-curadora do encontro: Que tempos são esses? (Rio de Janeiro ,2016).
É professora na Escola Livre de Teatro de Santo André e de cursos independentes sobre as propostas do Brecht e de Boal para atores e não atores em Buenos Aires e São Paulo. Como atriz, participou de diferentes peças em Buenos Aires, Berlim e Londres. Em São Paulo realizou a peça “Potestad”, da filmagem de “Ópera dos Vivos”, com a Companhia do Latão, e do filme “Sem Raiz” de R. Rovida entre outros.

Lucia Gayotto

Orientadora do Núcleo de Sonoridades

Fonoaudióloga, Mestre pela PUCSP; Especialista em Voz; autora do livro Voz, partitura da ação (Plexus Editorial, 4 ed.) e de capítulos de livros e artigos. Faz direção vocal e interpretativa para profissionais da voz, tais como atores, cantores, narradores, políticos, apresentadores, executivos, entre outros.

Em teatro, trabalhou com os diretores José Celso Martinez Correa, Gerald Thomas, José Wilker, Yara de Novaes, Luiz Vilaça e Mauro Mendonça Filho; assim como em várias Companhias Teatrais.

Como docente ministrou aulas nas Universidades USP (Escola de Artes Dramáticas) e PUCSP (Curso de Fonoaudiologia); e em Escolas de Teatro como Macunaíma e Célia Helena. Desde 2008, é Docente da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Apresentou o projeto “Homens ao Mar”, direção de André Garolli, no Festival Internacional a Global Exploration 21th Century - Eugene O’Neill - Goodman Theatre, em Chicago (EUA); por este projeto foi indicada ao Prêmio Shell 2006 na Categoria Especial pela preparação vocal dos atores, juntamente com a equipe, pelo espetáculo “Zona de Guerra”.

Entre 2020 e 2021, estreou 5 trabalhos on-line: “Matriarquia”, co-criação com Camila Pitanga, Dione Carlos e Cris Moura; “Herois”, direção de Paulo Azevedo; “Os Insensatos”, com a Mundana Companhia; “Ninho”, atuação de Janaína Suaudeau e direção de Bruno Guida; e “Capô”, direção de Georgette Fadel.

Oferece fonoterapia e supervisão clínica, em consultório particular, desde 1986.

Ave Terrena

Coordenadora pedagógica

Ave Terrena é escritora, diretora teatral e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André. Entre seus trabalhos recentes, "as 3 uiaras de SP city"; o livro de poesias "Segunda Queda", que se tornou um espetáculo poético-musical; e a peça "Lugar da Chuva", de intercâmbio entre os Estados de Amapá e São Paulo. Tem formação em Letras pela USP. Ainda em 2021, será publicada a peça “E lá fora o silêncio” e estreará “As Mulheres dos Cabelos Prateados”, continuando a pesquisa sobre a ditadura militar.

Danna Lisboa

Orientadora do Núcleo Corpos Livres

Bailarina, atriz, cantora, compositora e professora de dança, Danna Lisboa traz, em suas diversas áreas de atuação, a expressão e autenticidade da mulher transvestigênere, periférica e negra, trabalhando com uma variedade de estilos que passa por ballet, breaking, contemporâneo, dancehall, hip hop, jazz, vogue e waacking. Já deu aulas de Voguing no Centro de Referência da Dança, no SESC 24 de Maio e na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha; de Stiletto e Balé Africano na Fábrica de Cultura da Brasilândia. Mãe da House of Besher.
Lançou o EP Ideais (2017), com os singles Quebradeira, com Gloria Groove, Suinguetto, Cidade Neon, Se Soul e Trinks; e Real (2019), ambos produzidos por Nelson D. Atriz da peça as 3 uiaras de SP city e diretora de movimento do espetáculo poético-musical Segunda Queda, ambos de Ave Terrena.

Luis Fernando Marques (LUBI)

Orientador do Núcleo de Direção

Nascido em Santos, integra o Grupo XIX de Teatro, e o Teatro Kunyn. Dirigiu e é co-criador de um total de 31 peças de teatro. Já foi encenado em mais de 120 cidades no Brasil e 31 no exterior (Argentina, Armênia, Cabo Verde, Cuba, França, Guiana Francesa, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Rússia e Uruguai). Ao longo de sua trajetória acumula mais de 20 menções nos principais prêmios do país. Desde 2008, é orientador do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Uma Luiza Pessoa

Orientadora no Núcleo de Formação de Atores, Atrizes e Atrozes

É cantora e compositora natural de São Paulo. Descobriu o canto como sua aptidão e maior fazer ainda na infância, estudou canto popular na ETEC de Artes e Participou de formações livres com artistas diversos em SP. desde então através da escuta de música popular e da prática experimental do canto passou a escrever suas próprias cantigas e executá las em Espaços Culturais, Palcos Saraus, Slams e Rodas de Poesia. Em diálogo com a poesia Marginal, compôs seu primeiro disco em 2018 (A cigarra na folha de Pedra) onde usa a narrativa e a trajetória para falar de sua vivência e de seu território, em 2020 usa o canto como instrumento de enfrentamento para abordar a vivência enquanto mulher trans e LGBTI+ com o disco "A Casa dos Homens". Participa e colabora com coletivas culturais por São Paulo e mais além.

Professores que passaram pela escola

Alexandre Dal Farra
Professor
2000 — 2000
Alice Nogueira
Professora
2000 — 2000
Alício Amaral
Professor
2000 — 2000
Ana Roxo
Professora
2000 — 2000
Antônio Rogério Toscano
Professor
2000 — 2000
Beth Lopes
Professora
2000 — 2000
Camila Shunyata
Professora
2000 — 2000
Claudia Schapira
Professora
2000 — 2000
Cris Lozano
Professora
2000 — 2000
Cristiano Gouveia
Professor
2000 — 2000
Daniele Sampaio
Professora
2000 — 2000
Diogo Granato
Professor
2000 — 2000
Edgar Castro
Professor
2000 — 2000
Erika Moura
Professora
2000 — 2000
Fabrício Licursi
Professor
2000 — 2000
Fabrício Zavanella
Professor
2000 — 2000
Georgette Fadel
Professora
2000 — 2000
Gregory Slivar
Professor
2000 — 2000
Jé Oliveira
Professor
2000 — 2000
João Victor Toledo
Professor
2000 — 2000
Juliana Monteiro
Professora
2000 — 2000
Juliana Pardo
Professora
2000 — 2000
Kenia Dias
Professora
2000 — 2000
Luciana Lyra
Professora
2000 — 2000
Luiz Gayotto
Professor
2000 — 2000
Mariana Senne
Professora
2000 — 2000
Mauá Martins
Professora
2000 — 2000
Natalia Nery
Professora
2000 — 2000
Neca Zarvos
Professora
2000 — 2000
Pedro Mantovanni
Professor
2000 — 2000
Renata Zhaneta
Professora
2000 — 2000
Rodrigo Mercadante
Professor
2000 — 2000
Rodrigo Morais Leite
Professor
2000 — 2000
Solange Dias
Professora
2000 — 2000
Tata Fernandes
Professora
2000 — 2000
Thiago Antunes
Professor
2000 — 2000
Vinícius Torres Machado
Professor
2000 — 2000

ELT 30 anos de experiência em teatro e formações.

Horário de atendimento

14h00 — 22h30

Contato

[email protected]
11 4979 4370

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