Núcleos

Núcleos de Pesquisa da Escola Livre de Teatro

A Escola Livre de Teatro de Santo André, além do tradicional curso de formação de atrizes e atores, oferece, anualmente, dezenas de vagas para os seus núcleos de pesquisa. Os núcleos de pesquisa são espaços criados com o objetivo principal de fomentar pesquisas e experimentações na linguagem cênica-teatral e, também, nas linguagens e nos fazeres artísticos que, de alguma forma, se relacione com o teatro. 

Os núcleos de pesquisa da ELT nasceram conjuntamente com o Núcleo de Formação de Atrizes e de Atores no ano de 1990. Os primeiros núcleos a serem implantados na escola foram os núcleos de dramaturgia, de direção, de circo e de iniciação teatral

A principal ideia dos núcleos é promover uma maior integração entre a escola e a comunidade e propiciar uma formação continuada aos aprendizes e profissionais do teatro bem como pessoas de áreas correlacionadas. Divulgar e aprofundar conhecimentos, pesquisar técnicas e práticas é um dos alicerces dos núcleos de pesquisa da ELT. Os núcleos de pesquisa também se tornaram um espaço de complementação de saberes para aprendizes do tradicional curso de formação de atrizes e de atores, sobretudo, por abordar temas, técnicas e experiências específicas que não foram abordados durante a formação ou, então, um espaço para o aprofundamento dos mesmos. 

Anualmente são oferecidas mais de 300 vagas públicas e gratuitas com cursos presenciais e remotos – priorizando, sempre que possível, aprendizes do Núcleo de Formação da escola além do percentual obrigatório das ações afirmativas que foram implantadas na ELT desde 2019.

Os núcleos de pesquisa são dirigidos a públicos variados como profissionais e estudiosos do teatro ou de outras áreas artísticas e humanísticas que desejam atualizar seus conhecimentos; jovens e/ou estudantes em busca de aprendizado e conhecimento sobre áreas específicas do fazer teatral; estudantes de teatro que possuem interesses em assuntos específicos e desejam expandir seus conhecimentos; atores já formados e que buscam outros aprendizados em determinados campos de atuação e pessoas interessadas e curiosas no tema. Portanto, os núcleos de pesquisa são oferecidos para os mais diversos públicos. No entanto, existem alguns núcleos que demandam pré-requisitos específicos.

Ao final do período letivo do núcleo, a pessoa participante pode solicitar um certificado/registro de horas para a Coordenação Pedagógica, desde que haja o mínimo de frequência a ser combinado com a orientadora/orientador do núcleo. Os certificados poderão ser enviados por e-mail ou entregues pessoalmente, a depender da capacidade logística interna.