História do Teatro e Dramaturgias

O objetivo principal desse terreiro de estudos é despertar a curiosidade das alunas, alunes e alunos de maneira que possam identificar as marcas culturais de outros tempos e espaços tanto nas práticas artísticas como nas mentalidades. Para isso, estudaremos os conceitos, as teorias e a materialidade espetacular de alguns gêneros teatrais.

Espera-se que as pessoas participantes consigam, ao final, identificar as principais características da tragédia, da comédia, do drama.  Analisaremos, no decorrer dos encontros, as dinâmicas sociais, políticas e econômicas que influenciaram direta ou indiretamente o teatro. Essa análise partirá da documentação histórica, sobretudo das dramaturgias, para conhecermos o desenvolvimento das teatralidades em terras africanas, asiáticas e europeias.

Programa

1º Semestre

Teatros primitivos e África pré-colonial; Extremo Oriente: Indo-pacífico, China e Japão; Grécia e Roma.

2º Semestre

Idade Média, Renascimento e Barroco; Romantismo e Realismo; Naturalismo, Século 20, crise do drama e teatro contemporâneo; o teatro em Áfricas.

Bibliografia ou materiais de referência

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. In: Os Pensadores II. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

BERGSON, Henri: O riso. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro grego: tragédia e comédia. 11ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos até à atualidade. SP: Unesp, 1995.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002. 

COSTA, Iná Camargo. Sinta o drama. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1998.

KAWAI, Mitsuko. O teatro kabuki e outros temas japoneses. Editora do escritor LTDA, 1995.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2008.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 6ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2008.

_______________________. A arte do teatro: aulas de Anatol Rosenfeld (1968). São Paulo: Publifolha, 2009.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno: 1880 – 1950. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

VERNANT, Jean-Pierre. VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia antiga.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Minibio dos Orientadores 

Alexandre Tenório

É Mestre de Interpretação e Teoria Teatral desde 2006 na Escola Livre de Teatro de Santo André, é graduado em Artes Cênicas, com especialização em direção teatral pela UNIRIO – Universidade do Rio de Janeiro. Vem atuando como diretor, tradutor e cenógrafo desde a década de 1990 inicialmente no Rio de Janeiro, depois em São Paulo. Entre seus últimos trabalhos estão: “Intervenção” de Mike Bartlett (2019); como co-diretor na peça “Nina, ou Da Fragilidade Das Gaivotas Empalhadas” de Matei Visniec (2018), “Hotel Jasmim” de Clauida Barral (2016), “Amor Sob Suspeita” de Steven Dietz (2015); “Brincando Com A Morte” de Joe Orton (2013); “Isso é o que Ela Pensa” (2012).

Felipe Menezes

É fundador e diretor artístico do Forfé, grupo de teatro em Piracicaba-SP. Dirigiu mais de 20 espetáculos pelo Forfé que lhe renderam importantes prêmios em mostras e festivais de teatro. É professor na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) orientando a matéria “História do Teatro no Brasil: hiatos e insurgências poéticas” e há dez anos é professor no Teatro Escola Macunaíma ministrando disciplinas nas áreas teorias e práticas do teatro. Historiador pela Universidade de São Paulo. É autor do livro “História e Memória do Teatro: Piracicaba das monções aos dias atuais” e do livro digital “Inventário das Produções Artísticas da Escola Livre de Teatro de Santo André: 2011 a 2020”. Atualmente pesquisa a história do circo no interior paulista. 

ELT 30 anos de experiência em teatro e formações.

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