Des(√ďrbitas)

Laboratório de atuação. Presença, Deslocamentos, Encanterias.

O que é atuar no tempo histórico em que vivemos? Quais são os deslocamentos e encantamentos possíveis na perspectiva de (re) habitarmos a nós mesmas (os)? Como estimular um território de encontro sensível? 

O terreiro aqui apresentado prop√Ķe uma pedagogia da presen√ßa, a partir de estudos te√≥ricos e, sobretudo, pr√°ticos sobre o estar no mundo, as experi√™ncias on√≠ricas e cotidianas, tendo como base de reflex√£o as obras da s√©rie A Guerra dos Kanaim√©s (2020) de Jaider Esbell.

‚ÄúA guerra dos Kainam√©s materializa a compreens√£o Makuxi de que a realidade possui v√°rias dimens√Ķes que se interconectam e se sobrep√Ķem umas √†s outras, com elementos do passado, do presente e do futuro em simbiose e retroalimenta√ß√£o‚ÄĚ

Nessa espiral de pensamento e a√ß√£o, ser√£o compartilhados est√≠mulos relacionados ao movimento, dispositivos performativos, artes pl√°sticas, experimenta√ß√Ķes sobre tempo e espa√ßo para a cria√ß√£o e composi√ß√£o c√™nica, buscando o fortalecimento da musculatura po√©tica, f√≠sica e mental em novas teias de afeto.

Bibliografia ou materiais de referência

Martins, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. 

Agualusa, José Eduardo. A sociedade dos sonhadores involuntários 

Hooks, Bell. Tudo sobre o amor

Coccia, Emanuele. A vida sensível 

Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo 

Han, Byung-Chul. Sociedade do cansaço 

Simas, Luiz Ant√īnio. O corpo encantado das ruas¬†

Minibio da Orientadora

Chris Rocha

Atriz e diretora formada pela Escola de Arte Dram√°tica da USP (EAD-ECA-USP) e bacharel em Comunica√ß√£o Social pela Universidade Metodista. √Č professora de atua√ß√£o na Escola Livre de Teatro de Santo Andr√© desde 2013, onde tamb√©m dirigiu os espet√°culos “Impasse ou isso n√£o √© uma pe√ßa, √© um golpe” e “Esqualidez ou ‚Ķ da resili√™ncia em tempos mortos”.¬† Foi coordenadora art√≠stico-pedag√≥gica do Projeto Teatro Vocacional e coordenadora art√≠stico-pedag√≥gica do Projeto Ademar Guerra. Possui pesquisa na linguagem do Circo-Teatro. Pesquisou a linguagem da Commedia Dell’Arte com Tiche Vianna. Integrou o grupo de estudos sobre a t√©cnica de Viewpoints com orienta√ß√£o de Miriam Rinaldi. Integrou o laborat√≥rio de estudos Incubadeira coordenado por Maria Tha√≠s na cia. Balagan. Entre os principais estudos e resid√™ncias art√≠sticas destacam-se: O trabalho do ator¬† com Yoshi Oida; Improvisa√ß√£o com Eve Doe Bruce; Viewpoints com Donnie Matter; O teatro do risco com Andryl Zoldak e Escrita da cena com Susanne Kennedy. Co-dirigiu o espet√°culo Epidemia Prata da Cia. Mungunz√°. Colabora artisticamente com diversos coletivos teatrais. Em 2006, foi indicada ao Pr√™mio Shell de melhor atriz com o espet√°culo Ferro em Brasa.

ELT 30 anos de experi√™ncia em teatro e forma√ß√Ķes.

Hor√°rio de atendimento

14h00 ‚ÄĒ 22h30

Contato

[email protected]
11 4979 4370

Siga nossas redes sociais