A Escola Livre de Teatro, no ano de 2021, não abriu processo seletivo para a nova turma do Núcleo de Formação para Atores e Atrizes, dada a catástrofe pandêmica que estamos inseridos/as. Foi construído, então, um plano pedagógico alternativo que atendesse às adaptações de pesquisa e estudo em teatro nesse meio remoto/virtual.
O Terreiro de Compostagem Cênica e Fabulações é um gesto para germinar outros mundos possíveis e para fertilizar práticas outras de “viver e morrer”, atiçando a carne, o sangue, os sentidos, a memória, a imaginação e a percepção de si e dos outros seres (humanos ou não), do entorno e porque não dizer, da vida. Propomos, portanto, um território de experimentação, memória e imaginação a partir de duas ideias/ações: compostagem e fabulação especulativa. Compostagem aqui é um método de transformação e utilização das experiências, dos saberes e das estórias em matéria fertil para imaginar. Fabulação aqui é sinônimo de criação.
Trata-se, portanto, da construção de um espaço criativo-experimental que tem como chão de estudo o pensamento de Ailton Krenak, Chimamanda Ngozi Adichie e Donna Haraway.
Um convite ao movimento e à troca. Ao ajuntamento. Pensar juntes, somar forças e nos lançarmos numa jornada confabulatória.